PORQUE DERRUBAR OS PREÇOS DA PRATA E DO OURO PODE SER ESPECIALMENTE MAU PARA O BITCOIN

Em março de 2020, o mercado acionário arrastou as moedas criptográficas para o fundo do seu poço na quinta-feira negra. Desde então, porém, a alta dos preços do ouro e da prata ajudou a restaurar o interesse em Bitcoin e altcoins.

Espera-se que estes activos duros e digitalmente escassos tenham um desempenho semelhante ao dos metais preciosos, devido a atributos de fornecimento semelhantes. Ainda assim, isso também pode causar uma queda desastrosa no criptograma como resultado.

RALLY DE PRATA E OURO PRONTO PARA A RETIRADA E FASES DE RECUPERAÇÃO ATRASADAS DO DÓLAR

O dólar tem estado em constante declínio, com os principais analistas do mercado financeiro, como o Goldman Sachs, e mais apelando para a sua eventual queda. O dólar, outrora todo-poderoso, está em risco de perder seu status de moeda de reserva global, e tem causado um efeito dominó em todo o mercado financeiro global.

As ações permaneceram relativamente estagnadas, esperando por notícias do estímulo que se aproxima antes de reagir. Diante do governo dos Estados Unidos finalizando o que a próxima rodada de estímulo implica, ativos duros como ouro, prata e bitcoin explodiram nas últimas semanas.

O ouro estabeleceu um novo recorde de preço, e a prata bateu quase 30 dólares por onça. Os investidores se juntaram a estes ativos de refúgio-seguro com escassos suprimentos à frente de mais oferta de dinheiro entrando no mercado.

Mas o dólar está preparando uma recuperação, atingindo o nível mais baixo em dois anos e um ponto em que ocorreram inversões de opinião no passado. Vários sinais técnicos também sugerem que um ressurgimento na moeda de reserva global está previsto.

Pode estar a promover a obtenção de lucros em prata e ouro, o que pode causar um recuo de curto a médio prazo. E, se os crypto-assets como Bitcoin e altcoins permanecerem correlacionados com metais preciosos, a derrubada de prata e ouro agora pode ser desastrosa para a classe de ativos que está apenas começando uma nova corrida de touro.

BITCOIN, ETHEREUM, XRP E OUTROS ALTCOINS PODEM CAIR SE OS METAIS PRECIOSOS DERRETEREM

Quando o ouro bateu seu recorde e a prata disparou, Bitcoin e altcoins principais seguiram. A principal moeda criptográfica por limite de mercado ultrapassou os $10.000 e, num piscar de olhos, subiu para $12.000. O Ethereum subiu mais de 200% até hoje, e o XRP, um mau desempenho no mercado, viu um ganho semanal de 45%.

Especialmente os Altcoins têm um bom desempenho, agindo como a prata para Bitcoin como o ouro digital. E com estes activos a comportarem-se de forma semelhante e a partilharem uma economia semelhante, as duas classes de activos distintos podem cair todas juntas contra o dólar.

A mesma tabela de ouro versus prata, vista de cima, com Bitcoin e a tampa total do mercado altcoin mostra uma semelhança incrível entre todos eles. E embora eles estejam unidos, a única coisa dividida se eles caírem juntos será qualquer retorno recente ainda não trancado para o lucro.

O rally de ouro e prata está a chegar ao fim? E se sim, o mercado criptográfico vai sentir o derretimento desses metais preciosos?